sábado, 7 de julho de 2007

Empire State: O mito, e a moda

Aproximadamente a oito quadras do Edifício Chrysler fica o Edifício Empire State. Foi construído com extrema velocidade para se tornar a mais nova construção mais alta do mundo. O projeto do Empire State começou em setembro de 1929 e foi escolhida a data de 1º de maio de 1931 como sua data de abertura. Após ser completada, a construção continha 1250 pés. Com sua antena de televisão, sua altura final passou para 1454 pés. Em dois anos, a altura do prédio mais alto do mundo em Nova Iorque passou de entre 1000 pés para quase 1500. Em 1942 o mastro de amarração do Empire State estava maior que qualquer edifício de comércio da Europa. A nova construção atraiu negócios e comércio, segurando o status de Nova Iorque como a cidade mais importante do mundo. Durante a construção do Empire State, entretanto, o mercado quebrou e mudou o olhar sobre Manhattan completamente. Aqueles que tinham se feito bilionários pela Bolsa agora estavam falidos e o futuro financeiro de Nova Iorque era incerto. Porém, esses problemas não causaram atraso na construção do Empire State. Em fato, a construção teve uma aceleração para cortar custos já que a economia estava balançando. A quebra também causou uma queda no preço de materiais o que deixou sua construção mais barata. Esse foi o prédio que nunca deveria ser construído – feita no lugar errado, na hora errada.
Bem parecido com o Chrysler, o Empire State galgou como a mais alta construção do mundo por culpa do ego. John Jacob Raskob foi o homem por trás da construção e sua razão principal de construir um arranha-céu foi8 para bater o antivo valor obtido por Walter Chrysler. O Chrysler Building foi modelado após a Torre Eiffel e Raskob não gostava do fato que os franceses influenciaram a criação do prédio mais alto do mundo. No período em que as bolsas estavam no seu apogeu, Al Smith, contratado por Raskob, anunciou ao público que o Empire States seria 1050 pés mais alto. Raskob decidiu que precisava adicionar mais altura à construção etão designou uma torre de 200 pés no topo que barraria o Chrysler. A empresa tonteou ao saber o propósito da torre de Raskob. Ela serviria como solo para dirigíveis de metal, ou zeppelins, da Europa. Esses dirigíveis alcançavam uma velocidade máxima de 80 mph e poderiam cruzar com 70 mph centenas de milhas sem precisar reabastecer. Isso nunca foi terminado mas a idéia chamou muita atenção e seu design inovador marcaria a cultura do fim dos anos 20.
O Empire State não é simplesmente mais alto que o Chrysler. Ele também é mais largo e espaçoso por andar. Um total de 57000 tonelasdas de aço estrutural foram usadas, três vezes mais que no Chrysler. São exatamente 1860 pés do nível da rua até o 102º andar. Mesmo tendo várias características impressionantes, nehuma é tão impressionante quanto a torre do prédio. Pode-se ver Manhattan, Queens, Bronx, Brooklyn, Staten Island, New Jersey e Connecticut. Lá também se encontra um belíssimo sistemas de luzes que, através da rotação de setores da torre, causa belas cores e imagens e também existe uma antena que monitora o tráfego com câmeras que mostram as condições do trânsito.
Assim como o Chrysler foi usado para vender produtos, muitas companhias usaram o Empire State. Um grupo interminável de objetos foi criado durante anos para essa construção incluindo modelos em escala, brinquedos plásticos, canetas, lapiseiras, blusas e bonés. O prédio também atraiu pessoas famosas pelo mundo, de líderes mundiais a ícones culturais. Fidel Castro, Nikita Cruschev, Pelé, a banda KISS e a Rainha Elizabeth visitaram o Empire State.


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