Bem parecido com o Chrysler, o Empire State galgou como a mais alta construção do mundo por culpa do ego. John Jacob Raskob foi o homem por trás da construção e sua razão principal de construir um arranha-céu foi8 para bater o antivo valor obtido por Walter Chrysler. O Chrysler Building foi modelado após a Torre Eiffel e Raskob não gostava do fato que os franceses influenciaram a criação do prédio mais alto do mundo. No período em que as bolsas estavam no seu apogeu, Al Smith, contratado por Raskob, anunciou ao público que o Empire States seria 1050 pés mais alto. Raskob decidiu que precisava adicionar mais altura à construção etão designou uma torre de 200 pés no topo que barraria o Chrysler. A empresa tonteou ao saber o propósito da torre de Raskob. Ela serviria como solo para dirigíveis de metal, ou zeppelins, da Europa. Esses dirigíveis alcançavam uma velocidade máxima de 80 mph e poderiam cruzar com 70 mph centenas de milhas sem precisar reabastecer. Isso nunca foi terminado mas a idéia chamou muita atenção e seu design inovador marcaria a cultura do fim dos anos 20.
O Empire State não é simplesmente mais alto que o Chrysler. Ele também é mais largo e espaçoso por andar. Um total de 57000 tonelasdas de aço estrutural foram usadas, três vezes mais que no Chrysler. São exatamente 1860 pés do nível da rua até o 102º andar. Mesmo tendo várias características impressionantes, nehuma é tão impressionante quanto a torre do prédio. Pode-se ver Manhattan, Queens, Bronx, Brooklyn, Staten Island, New Jersey e Connecticut. Lá também se encontra um belíssimo sistemas de luzes que, através da rotação de setores da torre, causa belas cores e imagens e também existe uma antena que monitora o tráfego com câmeras que mostram as condições do trânsito.
Assim como o Chrysler foi usado para vender produtos, muitas companhias usaram o Empire State. Um grupo interminável de objetos foi criado durante anos para essa construção incluindo modelos em escala, brinquedos plásticos, canetas, lapiseiras, blusas e bonés. O prédio também atraiu pessoas famosas pelo mundo, de líderes mundiais a ícones culturais. Fidel Castro, Nikita Cruschev, Pelé, a banda KISS e a Rainha Elizabeth visitaram o Empire State.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJJaGm5v8AjXGgv6SJgpT3zaJvPYhBc9zqmPp21aAN00I5AeaAo62rNnCrNSx4teBoE84J6AzbT8guxlIPPoodon0oDkxUHP-SuJPyqyS_heIcHefDgX47qVageiYuIWlvyE1ftYzV27A/s320/Skyline-New-York-CityReduzida.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário