O propósito principal do Edifício Chrysler foi servir como a nova matriz para a Chrysler Corporation, mas o ego de Walter P. Chrysler e do arquiteto William Van Alen fez ele se tornar a mais alta construção do mundo. Enquanto Van Alen projetava o Edifício Chrysler, seu antigo sócio e arquerival, H. Craig Severance, projetava uma construção na 40 Wall Street na baixa Manhattan. Foi desingada para ser 200 pés mais alta que a construção de Val Alen. William Van Alen foi instruído por Chrysler para construir um prédio mais alto que a Torre Eiffel, a mais alta do mundo na época. Ele mandou não deixar seu odiado inimigo batê-lo na corrida pelo maior prédio. Então Van Alen mudou rapidamente seus planos e adicionou mais andares no prédio. Com as duas construções rivais feitas, aqueles que trabalhavam nos projetos conseguiam facilmente ver um ao outro e saber quem crescia mais rapidamente. A construção da 40 Wall Street foi completada no outono de 1929 e parecia que o Chrysler seria apenas o segundo maior prédio do mundo. Porém, em 16 de outubro de 1929, Van Alen gastou 90 minutos para subir uma espiral de aço de 185 pés que foi secretamente montada dentro da construção. Essa surpresa chocou Nova Iorque e fez do Chrysler o maior prédio do mundo com uma altura de 1.046 pés, exatamente 117 pés mais alto que a construção de Wall Street. Esta vitoriosa surpresa fez o centro o lugar de extrema importância comercial.
Com o centro de Manhattan se tornando um centro dominante de business, corporações pelo país tentaram ter sua fatia do Edifício Chrysler. O próprio edifício era uma propaganda da Chrysler Motors. Walter Chrysler disse a Van Alen para incorporar designs decorativos associados com automóveis nas faixadas, como as grandes gárgulas-águias de metal localizadas no 61º andar (Horsley). Eram uma exposição da superioridade do Chrysler sobre o crescente mundo dos negócios. Isso é evidente nas numerosas tentativas de outros negócios tentarem lucrar com a imagem do novo edifício. Companhias como a Zippo fizeram isqueiros com fotos do edifício nele e em selos de cartão postal. A Texaco usou o prédio como propaganda. Foi retratada em histórias em quadrinhos e filmes a usavam em seus pôsteres principais. Esses, e outros artigos, mostravam o quão importante foi o edifício Chrysler na época de sua construção.
Parte da grandeza do Chrysler está em seu tamanho maciço. São 20.961 toneladas de aço estrutural, 3.826.000 tijolos, e mais de 35 milhas de canos. Foi a primeira construção a usar aço inoxidável. O projeto total do edifício é chamado Art Decó que cita que possui sólidos retangulares no topo, arranjados em um padrão complexo. Ás vezes os sólidos possuem lados com cortes em 45 graus, produzindo um efeito octagonal.
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